O curso de Engenharia Ambiental estuda os problemas ambientais de forma integrada nas vertentes ecológica, social, econômica e tecnológica, buscando promover o desenvolvimento sustentável. O curso de ENGENHARIA AMBIENTAL, a partir dessas necessidades, contempla os conhecimentos necessários à produção, científica e tecnológica, integrando questões de naturezas diversas, atentando para critérios de qualidade, eficiência, custos, recursos humanos, gestão de projetos, ambientais, entre outras.
A formação continuada dos estudantes de pós-graduação do Centro Universitário UNINTER, mediado pelas relações e experiências pessoais e coletivas vivenciadas durante o curso, visa contribuir para a constituição de uma sociedade democrática, norteada por princípios histórico-humanos de desenvolvimento pessoal.
Perfil do aluno
O aluno do curso de especialização deve estar interessado em estudar novas tecnologias e desenvolvimentos tecnológicos. Ainda, o aluno deve ser pró-ativo e focado em disseminar novos conceitos dentro dos locais de trabalho ou nas comunidades em que atua. Público -alvo: Engenheiros, tecnólogos, administradores, empresários, diretores industriais, gerentes, supervisores de produção, profissionais das áreas de manufatura, logística, qualidade e demais profissionais graduados que desejem se especializar na área de energias renováveis.
Mercado de trabalho
A geração de energia por fontes renováveis e o estudo dos meios de produção, interligação e distribuição já representam um interessante campo de atuação profissional. A demanda de profissionais especializados nessa área tende a aumentar na medida em que as tecnologias de produção se tornem mais populares. Grandes empresas têm investido no desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis e esse investimento atinge os profissionais das mais diversas áreas que dominam os conceitos envolvidos nesses sistemas.
Diferenciais / Professor referência
O Curso de Especialização em Engenharia Ambiental buscou professores atuantes nesse novo nicho de mercado e, além de discutir a tecnologia envolvida nesses sistemas, integrou diversos aspectos de gestão da produção de energia em disciplinas específicas. Com uma carga horária concisa e foco nas três principais fontes de energias renováveis, o curso agrupa profissionais de diversas áreas no seu corpo docente e discente o que eleva o nível das discussões sobre o assunto.