O curso tem como objetivo engajar profissionais no mundo da arquitetura sustentável, visto que projetos e construções impactam diretamente no meio ambiente e no habitat humano. Aproximadamente um bilhão de pessoas vivem em espaços construídos, são previstas 9 bilhões em 2050, e considerando que a cadeia produtiva da construção civil é responsável por mais de 50% dos recursos naturais do planeta, o espaço construído e a paisagem precisam ser estudados e praticados de modo progressivo e sistematizado. Mais do que nunca, é necessário unir arquitetos, construtores, fabricantes, engenheiros, gestores, advogados, educadores, sociólogos, jornalistas e todos profissionais envolvidos neste processo para que a intervenção do edifício seja mais sustentável possível. Tanto para melhorar o habitat humano, quanto para proteger os recursos naturais.
Os estudantes do curso de pós-graduação lato sensu ARQUITETURA SUSTENTÁVEL - PAISAGEM E AMBIENTE, com base nos conceitos, habilidades técnicas e analíticas sobre sustentabilidade em espaços arquitetônicos e paisagísticos, serão capazes de:
a) Compreender os principais desafios, tendências e impactos ambientais locais, regionais e globais para o desenvolvimento sustentável;
b) Analisar de modo sistêmico os projetos e obras sustentáveis;
c) Aplicar estratégias sustentáveis em projetos e obras de arquitetura;
d) Conhecer tecnologias, materiais sistemas, soluções e gestão que contribuem no ciclo de vida dos edifícios sustentáveis;
e) Reconhecer alguns critérios de certificações ambientais no Brasil e internacionais;
DIFERENCIAIS:
Profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo, engenharias, gestão, turismo, direito, economia, e todos aqueles que atuam em áreas correlatas à sustentabilidade de edifícios e seu contexto urbano, que tenham como foco proteger os recursos naturais do Planeta e melhorar a vida das pessoas por meio da Arquitetura e Paisagismo Sustentável.
Obs. Para profissionais que não tem habilitações específicas na sua formação, o curso de especialização não habilita profissionais para elaboração ou execução de projetos de arquitetura, de arquitetura de interiores, arquitetura paisagística, acessibilidade, iluminação e ergonomia em edificações e no espaço urbano.
MERCADO DE TRABALHO
No setor privado ou público, empreendedores, empresários ou colaboradores, o curso contribui para oportunidades de atuação profissional em todo o ciclo da arquitetura sustentável: pesquisa, projeto, construção e operação de edifícios, envolvendo a paisagem, o qual é retroalimentado a partir das experiências e estudos.