UNINTER
Para saber o valor da mensalidade preencha os campos abaixo:
Selecione um estado

A pesquisa em saúde baseada em evidências é definida como uma abordagem que associa a melhor evidência científica com a experiência clínica e a escolha do paciente, possibilitando a melhoria da qualidade da assistência à saúde. Essa abordagem fundamenta a prática de diferentes profissionais de saúde, bem como descreve que a sua implementação é de fundamental importância para alcançar a eficácia, confiabilidade e a segurança nas práticas em saúde. Envolvendo a definição de um problema, busca e avaliação crítica de evidências disponíveis, implementação e avaliação dos resultados obtidos e a expertise do profissional de saúde.


A evidência científica é formada por um conjunto de informações utilizadas para confirmar ou negar uma teoria ou hipótese científica. Elas surgem a partir dos resultados de pesquisas científicas realizadas na área da saúde com alto critério de confiabilidade e validade sendo conduzidas em situações que se aproximam ao máximo da realidade vivenciada pelos indivíduos ou pacientes.


Os critérios de validade para evidências científicas são: a viabilidade, que ocorre quando o resultado pode ser aplicado em um determinado contexto, considerando as condições físicas, culturais e financeiras. Adequação quando uma intervenção é apropriada para uma determinada situação. Significância, quando uma intervenção é experimentada positivamente pelo paciente ou população alvo, em termos de experiência pessoal, opiniões, valores, pensamentos, crenças e interpretações. Eficácia, refere-se à extensão em que uma intervenção alcança o efeito pretendido. Para utilizar a prática em saúde baseada em evidências é preciso ter parâmetros que sinalizem bom prognóstico para a sua aplicação. A implementação dessa abordagem inclui sete etapas: atitude questionadora; elaboração da questão clínica; busca e coleta da melhor evidência; avaliação crítica; integração da evidência com a prática clínica; avaliação dos resultados; disseminação dos resultados da decisão clínica. A prática baseada em evidências é um modelo de pesquisa avançada por meio de estreita colaboração com a comunidade, com o objetivo de melhorar a integração de pesquisa e prática clínica, relacionada aos cuidados de saúde da comunidade local e nacional, também sendo utilizada para formular políticas de saúde, e melhora na condução dos serviços de saúde.


Os resultados obtidos em revisões sistemáticas deixam claro que a pesquisa baseada em evidências pode melhorar a qualidade dos cuidados e os resultados clínicos dos pacientes. A prática baseada em evidência tem sido reconhecida como instrumento de consolidação para prática clínica, tomada de decisão na gestão em saúde, qualificação do cuidado, processo de ensino-aprendizado, fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade. Objetivos do curso: - Capacitar os profissionais de saúde a trabalhar com pesquisa em saúde baseada em evidências, desenvolvendo habilidades para avaliação dos critérios de validade para evidências científicas como viabilidade, adequação, significância e eficácia apropriando-se de conhecimentos já estabelecidos para resolução de problemas que nos rodeiam relacionados a saúde; - Conhecer os diferentes tipos de estudos baseados em evidências; - Desenvolver habilidades para a construção e delineamento de pesquisa baseada em evidências; - Analisar estudos de revisão bibliográfica como estudos de meta-análise, revisão sistemática, qualitativa e integrativa; - Compreender a importância da pesquisa em saúde baseada em evidências.

PÚBLICO-ALVO

Portadores de diploma de Ensino Superior que atuam na área da Saúde (biomédicos, biólogos, enfermeiros, educadores físicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, gerontólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, terapêutas ocupacionais, odontólogos, psicólogos) e áreas afins.

 

MERCADO DE TRABALHO

A prática baseada em evidência tem sido reconhecida como instrumento de consolidação para prática clínica, tomada de decisão na gestão em saúde, qualificação do cuidado, processo de ensino-aprendizado, fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade. Esse curso visa capacitar os profissionais de saúde a trabalhar com pesquisa em saúde baseada em evidências, desenvolvendo habilidades para avaliação dos critérios de validade para evidências científicas como viabilidade, adequação, significância e eficácia apropriando-se de conhecimentos já estabelecidos para resolução de problemas que nos rodeiam relacionados a saúde.