UNINTER
Para saber o valor da mensalidade preencha os campos abaixo:
Selecione um estado

O BIM (Building Information Modeling) consiste em um conjunto de sistemas e processos interligados e independentes de modelagem virtual e gestão de informação durante todo o ciclo de vida de uma edificação.

As informações são parametrizadas do modelo digital e, de acordo com o nível de desenvolvimento construído ao longo do processo, é possível atribuir dados construtivos, estimativas de custos, cronograma físico-financeiro, realizar análises e simulações estruturais, acústicas, energéticas, de compatibilizações de projetos, prevendo inconsistências e conflitos na etapa de planejamento (antes da obra).

O curso em ESPECIALISTA EM PROJETOS BIM (BUILDING INFORMATION MODELING) faz parte de um programa composto em 3 níveis de competências em BIM: a) Nível 1: Especialista; b) Nível 2: Expert; c) Nível 3: Manager.

O Nível 1, ao qual se destina este curso, tem como foco a fundamentação aplicada, denominada “Especialista”, e são abordados conceitos, princípios, tendências, aplicações, técnicas, metodologias e processos do sistema BIM.

A concepção da metodologia pedagógica está organizada em níveis de desenvolvimento e corresponde:

  1. BIM Plataforma 3D: modelo digital em três dimensões;
  2. BIM Plataforma 4D: gerenciamento de cronograma;
  3. BIM Plataforma 5D: orçamento e controle de custos;
  4. BIM Plataforma 6D e 7D: sustentabilidade e ciclo de vida;
  5. Interoperabilidade, compatibilização e ambientes colaborativos.

Os estudantes do curso de pós-graduação lato sensu ESPECIALISTA EM PROJETOS BIM (BUILDING INFORMATION MODELING), aplicando habilidades técnicas e analíticas muldisciplinares, serão capazes de:

  1. Entender o processo de integração do modelo BIM com o planejamento da construção e o ciclo de vida das edificações;
  2. Gerar modelos digitais em 3D com embasamento 4D, 5D, 6D e 7D;
  3. Compreender o ambiente colaborativo e os papéis dos agentes envolvidos, aplicando habilidades de gestão, comunicação e interoperabilidade;
  4. Compreender a simulação de projeto BIM em vários contextos (energético, acústico, estrutural, entre outros), em todo o ciclo de vida.

 

Diferenciais

O curso conta com um corpo docente com titulação obedecendo ao disposto na Resolução CNE 01/2018 e autonomia pedagógica para ministrar o curso.

A disciplinas tem atividades on line disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com estudos de caso relativos às disciplinas do curso.

O curso conta com uma tutoria especializada de docentes, pois é um serviço de acolhida e acompanhamento, de orientação e de avaliação, oferecida aos alunos.

Público Alvo

Profissionais que estejam interessados em se conectar com a realidade e futuro de projetos da construção civil, por meio de processos BIM.

Arquitetos, engenheiros, construtores, gestores (operação, finanças, logística, manutenção, entre outros), servidores públicos, fabricantes de produtos da construção civil, e todos que estejam interessados em melhorar ou desenvolver habilidades e estratégias em Building Information Modeling – nível Especialista.

Obs. Para profissionais que não tem habilitações específicas na sua formação, o curso de especialização não habilita profissionais para elaboração ou execução de projetos de arquitetura, de arquitetura de interiores, arquitetura paisagística, acessibilidade, iluminação e ergonomia em edificações e no espaço urbano.

 

Mercado de Trabalho

Em 2018, o Governo Federal criou um Comitê Estratégico de Implementação do BIM (Decreto nº 9.377/2018), com objetivo de estabelecer estratégias e ações para impulsionar a utilização do BIM no setor público e privado do país. E até 2021 uma das metas estabelecidas pelo Governo Federal será aumentar em 10 vezes a adoção do BIM, aumentar a produtividade das empresas em 10% e reduzir custos em 9,7%.

A partir deste contexto, o mercado para o ESPECIALISTA EM PROJETOS BIM (BUILDING INFORMATION MODELING) é muito promissor para projetistas, gestores, servidores públicos, construtores e fornecedores da construção civil para atender os setores público e privado.