Curso Tradicional: O aluno cursa as disciplinas da matriz curricular já pré-definidas pela coordenação do curso.
O Direito Animal no Brasil nasceu com a Constituição Federal de 1988, pois foi nesse texto normativo que se positivou a regra da proibição crueldade (art. 225, §1º, VII, in fine), com o consequente reconhecimento do direito fundamental animal à existência digna. A partir daí muito se construiu. O Direito Animal se separou do Direito Ambiental e se constituiu como disciplina jurídica autônoma. O objetivo principal do curso é compreender a tutela jurídica dos animais não-humanos, considerados em si mesmos, independentemente da sua função ecológica.
Como diferencial de destaque está, também, a parceria com a Escola da Magistratura Federal (ESMAFE).
Vicente de Paula Ataíde Junior (Doutor. Juiz federal)
Anderson Furlan Freire da Silva (Mestre. Juiz federal)
Daniel Braga Lourenço (Doutor. Advogado)
Heron José de Santana Gordilho (Doutor. Promotor de justiça)
Francisco José Garcia Figueiredo (Mestre. Advogado)
Sérvio Túlio Jacinto Reis (Doutor. Médico veterinário)
José Barreto de Macedo Júnior (Especialista. Delegado de polícia)
Tagore Trajano de Almeida Silva (Doutor. Advogado)
Vanessa Carli Bones (Doutora. Médica veterinária)
Rita de Cássia Maria Garcia (Doutora. Médica veterinária)
Vânia Maria Tuglio (Especialista. Promotora de justiça)
Francisco José Garcia Figueiredo (Mestre. Advogado)
Danielle Tetü Rodrigues (Doutora. Advogada)
O Curso de Pós-Graduação em Direito Animal do Centro Universitário Internacional UNINTER é multidisciplinar, portanto, não é direcionado apenas para a área do Direito (advogados (públicos e privados), defensores públicos, bacharéis em direito, delegados, magistrados, promotores de justiça e procuradores), mas também para os profissionais das áreas afins, como Médicos Veterinários, Zootecnistas, Biólogos e Engenheiros Ambientais, além de todos aqueles que, preenchendo os requisitos para cursar a pós-graduação, trabalhem e atuem na defesa animal.
O Curso de Pós-Graduação em Direito Animal destina-se a capacitar profissionais para atuarem nas diversas áreas, definindo a epistemologia do Direito Animal, com fixação do seu conceito, seu objeto, seus fundamentos e seus princípios, evidenciando esse ramo do Direito em todos os planos de produção jurídica: constitucional, legislativo, jurisprudencial e doutrinário e forjando novas ferramentas processuais para a defesa dos animais em juízo, ressaltando o papel da advocacia, no Ministério Público e das associações de defesa dos direitos animais e entendendo os vários campos de incidência do Direito Animal na exploração industrial, experimentação científica, entretenimento, cultura e religião, animais de estimação, etc.