Planejamento governamental e gestão pública constituem, duas dimensões cruciais e inseparáveis da atuação dos Estados contemporâneos. No Brasil durante grande parte do século XX, predominou o planejamento sem gestão e a busca de objetivos estratégicos sem a devida constituição de aparato administrativo para tal. A partir da década de 1990, o planejamento estratégico e a eficiência se tornaram princípios da gestão pública brasileira e passaram a fazer parte da agenda governamental.
A administração pública gerencia o planejamento como uma atividade que permite vincular os meios e os fins, projetar regras organizacionais, distribuir funções, mas principalmente buscando atender as necessidades da sociedade com eficiência. O curso de pós-graduação em Governança e Planejamento Estratégico pretende qualificar e introduzir os alunos ao estudo teórico e prático da Administração, da Governança, da Estratégia e do Planejamento.
DIFERENCIAIS:
PÚBLICO-ALVO
O curso é direcionado a administradores e lideranças de todas as esferas públicas ou privadas, e ainda a agentes públicos e políticos, empreendedores gerentes e supervisores, além de outros profissionais graduados que buscam melhor qualificação para atuar na Administração Pública utilizando as ferramentas mais modernas da administração.
MERCADO DE TRABALHO
O aluno do curso poderá gerenciar, coordenar, planejar e executar programas e projetos em órgãos dos três poderes. Além de atuar em gestão das organizações públicas e qualidade, planejamento estratégico do setor público, orçamento e finanças públicas e responsabilidade fiscal, elaboração, gestão e avaliação de políticas públicas, elaboração de projetos governamentais.